domingo, 31 de outubro de 2010

Simbolismo



   Ao contrário do Parnasianismo, o Simbolismo ressaltava a subjetividade e a emoção, aquela visão geral de estética chegou ao fim, estava se reaproximando das características românticas, valorizavam-se os sentimentos. A musicalidade era uma das suas principais características, os simbolistas buscavam o mais profundo "eu", procuravam o inconsciente, a imaginação. Eles também tinham uma obsessão pela cor branca como podemos ver no poema de Cruz e Sousa.


"Ó Formas alvas, brancas, Formas claras De luares, de neves, de neblinas!... Ó Formas vagas, fluidas, cristalinas... Incensos dos turíbulos das aras..." [...]

sábado, 30 de outubro de 2010

Parnasianismo


    Originou-se na França na metade do século XIX, e foi desenvolvido na literatura européia, representava o espírito científico e positivista da época. O texto Parnasiano era baseado na realidade, tinha um vocabulário bastante culto, valorizava muito a estética e a busca pela perfeição.  Os autores desse estilo literário faziam a chamada "arte pela arte", para eles a arte deveria viver por conta própria.




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Terceira geração:



Ave condor, representando a liberdade tanto lutada pelos escravos.



Música relacionada a terceira geração


Protesto Olodum
Composição: Tatau

Força e pudor
Liberdade ao povo do "Pelô"
Mãe que é mãe no parto sente dor
E lá vou eu

Declara a nação,
Pelourinho contra a prostituição
Faz protesto, manifestação
E lá vou eu

Aqui se expandiu
E o terror já domina o brasil
Faz denúncia olodum Pelourinho
E lá vou eu

Brasil liderança
Força e elite da poluição
Em destaque o terror, Cubatão
E lá vou eu

Io io io io io
La la la la la la la
Io io io io io
La la la la la la la
E lá vou eu

Brasil nordestópia
Na bahia existe etiópia
Pro nordeste o país vira as costas
E lá vou eu

Nós somos capazes
Pelourinho a verdade nos trás
Monumento caboclo da paz
E lá vou eu

Io io io io io
La la la la la la la
Io io io io io
La la la la la la la
E lá vou eu

Desmound tutu
Contra o apartaid lá na África do Sul
Vem saudando o Nelson Mandela
O olodum

Terceira geração

Conhecida também por geração Condoreira, que é simbolizada pela ave condor. Representando a liberdade já que nessa geração é influênciada por cunho político e social. A referência desse estilo de época é dada por Castro Alves ' O poeta dos escravos'. Na terceira geração pode ser comparada com a primeira no aspecto do amor, a mulher é presente, carnal.
Outro poeta destacado da época é Gonçalves Dias, com " Canção do Exílio', quando sentiu saudade de sua pátria.


 Representação do negro e a liberdade.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Segunda Geração:



Marcada pelo seu ultra romantismo, o próprio poeta assume o seu medo de amar.  A mulher é totalmente idealizada, pórem o seu pessimismo é sempre presente.

Mais música da Segunda Geração:

Segunda Geração:

(...)Quando tá escuro
E ninguém te ouve
Quando chega a noite
E você pode chorar                                                

Há uma luz no túnel
Dos desesperados
Há um cais de porto
Pra quem precisa chegar

Eu tô na lanterna
Dos afogados (...)

Os trechos dessa musica mostram características de escapismo, pela preferência de lugares escuros, personalidade solitária, e triste.


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Uma geração voltada ao sentimentalismo, marcado pela noite, o mistério. É a geração caracterizada pelo exágero. Conhecida assim como mal-do-século. Tédio, melancolia, angústia, sofrimento e busca pela morte traduz o que há presente nas obras.  
Segunda Geração:

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Primeira Geração:

Brasil!
Meu Brasil Brasileiro
Mulato inzoneiro
Vou cantar-te nos meus versos
Brasil, samba que dá
Bamboleio, que faz gingar
O Brasil do meu amor
Terra de Nosso Senhor(...)

Ver imagem em tamanho grande






O trecho da musica Aquarela, de João Gilberto, é de carácter nacionalista representando seu país, como o seu amor.




Ouça aqui esta música



Postado por: Michelle Holanda

Romantismo

O Romantismo é divido em três gerações.





















  Primeira Geração Romântica:
   Conhecida também como geração nacionalista, voltado sempre para camadas populares, exaltando a natureza. É a geração que tem caractarístca relativas ao Arcadismo, onde o índio é figura heróica. Mostrando o seu lado nacionalista. Presença da mulher como uma musa, sempre desejada, mas, jamais tocada.



Clique aqui para saber mais sobre gerações do Romantismo.

Imagem relacionada ao Arcadismo



Na imagem pode ser visualisado a busca pela simplicidade, a escolha da Natureza, de origem bucólica. Paisagem voltada a flora e natureza mãe presente.

Música relacionada ao tema


Arcadismo

    O Arcadismo, bem diferente do Barroco, já não contestava um lado exagerado. E sim buscava mostrar simplicidade da vida. O Arcadismo se envolve com a Revolução Industrial, Revolução Francesa e a Queda da Bastilha.

       Essa simplicidade da vida buscada nesse estilo literário, é mostrado pelo bucolismo que é a qualidade de quem exalta a beleza da Natureza. O índio é bastante representado em paisagem tropical. Sempre é visto como um ambiente tranquilo. Essa origem bucólica é presente em poesia de Claúdio Manuel da Costa.

        Mas o Arcadismo também se voltava ao lado satírico, onde denominava o governador de Minas Gerais como " fanfarrão". As cartas chilenas como eram conhecidas criticava as irregularidades do governo de maneira indireta, onde o autor Tomás Antônio Gonzaga assinava como " Critilo".

O Barroco de Gregório de Matos

     A quem relacionar o própio Barroco se não for a Gregório de Matos, codinome 'boca do inferno' ? O poeta considerado um dos maiores sonetista da Língua, de característica lírica-religiosa, amorosa e sátiras. O tal codinome foi dado ao poeta pela ousadia de fazer críticas a Igreja católica, autoridades civis, sua própria cidade. Enfim todos eram alvos de sua 'lira maldizente'
   Além das poesias de Gregório de Matos, o Barroco é também marcado pelas prosas do Padre Antônio Viera, que mostrava seus envolvimentos nas causas sociais e políticas.

Como reconhecer características barrocas:


“Perdoa-me Senhor, pelos meus não.
Tantas vezes me chamaste eu te disse não.

Tantas vezes me amas-te e te disse não.
Tantas vezes me quiseste tirar do abismo e eu segui minha vontade, e humana razão.
Sou culpado, mas estou arrependido, pois teria ter pecado menos, mas segui minha vontade.
Perdoa-me Senhor pelo grande tempo perdido na vocação por causa dos meus nãos.

Sei que já é tarde e estas perto de voltar, mas te prometo abertamente, de agora em diante, meu coração te dar.

Não quero mais ser infeliz, e te magoar, quero todo meu coração te dar e te amar.
Sei que já é tarde, mais me perdoa mais uma vez, pelas as maldades do meu coração.
Pois meus pecados me atrasaram, na vocação.

Quero agora seguir os mínimos apelos, de ti e de minha vocação.
Quero agora viver a reparação.”

     É presente nos versos acima a consciência do pecado diante da negação a Deus, o arrependimento, a esperança de ser salvo no momento em que dar o seu coração para se livrar dos pecados cometidos. A busca do perdão, e religiosidade cristã presente.



Clique aqui para conhecer mais sobre o poeta e suas obras


Postado por: Michelle Holanda